História em quadrinhos é tema de workshop gratuito

Enviado: quinta-feira, 12 de julho de 2012 | Postado por Salão de Humor de Piracicaba |
O CEDHU Piracicaba (Centro Nacional de Humor Gráfico), localizado no Engenho Central, vai abrigar o workshop gratuito Processo de Criação da HQ Fade Out: Suicídio sem Dor – Roteiro, Desenho e Cores. A aula acontece no dia 21 de julho, das 15h às 17h, e as inscrições estão abertas pelo e-mail contato@salaodehumor.piracicaba.sp.gov.br.


São 40 vagas para o público a partir dos 13 anos. Para manifestar interesse é necessário informar no corpo do e-mail o nome completo, idade, endereço, telefone e RG. Para menores de 18 anos é necessária carta de autorização, assinada por um responsável legal.

Lançado em junho na sede do CEDHU Piracicaba, a história em quadrinhos Fade Out – Suicídio sem Dor foi concebida originalmente como roteiro de cinema. Ela é assinada pelo roteirista Beto Skubs, pelo desenhista Rafael de Latorre e pelo colorista Marcelo Maiolo. 

A transformação do roteiro em HQ se deu graças a um prêmio do Estado de São Paulo para produção de histórias em quadrinhos, o ProAC (Programa de Ação Cultural). O workshop integra a programação do 39º Salão Internacional de Humor de Piracicaba, que será aberto em 25 de agosto, e é realizado em parceria com a Prefeitura do Município de Piracicaba por meio da Secretaria Municipal da Ação Cultural.

Na aula sobre roteiro, Beto Skubs vai explicar como acontece a adaptação de uma obra concebida para o cinema em história de quadrinhos, além de abordar o processo de criação de cenas, estrutura, diálogos e personagens.

Na pauta do processo de desenho, sob os cuidados de Rafael de Latorre, serão transmitidos conceitos sobre concepção visual dos personagens, layout das páginas a partir do Photoshop, posicionamento dos balões, finalização da página a lápis, entre outros assuntos.

O processo de colorização, com Marcelo Maiolo, inclui o funcionamento da colorização digital, a criação da paleta, utilização da luz e os tipos de ferramentas digitais e softwares.

SERVIÇO – O workshop Processo de Criação da HQ Fade Out: Suicídio sem Dor – Roteiro, Desenho e Cores acontece no CEDHU Piracicaba (avenida Maurice Allain, 454, Parque do Engenho Central, Piracicaba-SP). Dia 21 de julho, das 15h às 17h. Mais informações: (19) 3403-2620.

0 comentários: