Exposição: “De Pixinguinha a Michael Jackson”- no Bar Cruzeiro

Enviado: quarta-feira, 29 de junho de 2011 | Postado por Salão de Humor de Piracicaba | 0 comentários

No mês de Julho o bar Cruzeiro apresenta a exposição “De Pixinguinha a Michael Jackson”, uma mostra de caricaturas do acervo do Salão Internacional de Humor de Piracicaba com  grandes artistas da música.

Eliseu de Lima Silva/Brasil 36º Salão

São 25 caricaturas de astros nacionais e internacionais, entre eles Arnaldo Antunes, Vanessa da Mata, Ney Matogrosso, Amy Winehouse, Keith Richards, entre outros. 
Emilio Damiani Silva/Brasil - 14º Salão
A exposição faz parte da programação do “II Bar Cruzeiro Jazz Festival”.

Serviço 

Exposição:  “De Pixinguinha a Michael Jackson”- Mostra de Caricaturas do Acervo do Salão Internacional de Humor de Piracicaba
Data: de 6 a 31 de Julho de 2011 a partir das 14h
Local: Bar Cruzeiro – Rua Moraes Barros, 1321 – Bairro Alto, Piracicaba 
Leia mais...

38º Salão Internacional de Humor de Piracicaba recebe inscrições até 20 de julho

Enviado: | Postado por Salão de Humor de Piracicaba | 0 comentários

Já foram recebidos trabalhos de 48 países, via correios e email.


A 38ª edição do Salão Internacional de Humor de Piracicaba recebe inscrições até o dia 20 de julho de 2011.  O evento internacional acontece de 27  agosto a 16 de outubro na cidade de Piracicaba, interior de São Paulo. O tema dos trabalhos é livre para as categorias Cartum, Caricatura, Charge e Tiras, e este ano o tema sugerido para a categoria Vanguarda é “Alimentação”. Até agora a organização do evento já contabilizou trabalhos de 48 países, enviados por correios e email,  e a expectativa é receber muitos outros até o encerramento das inscrições.

O Salão Internacional de Humor de Piracicaba é considerado um dos mais tradicionais do mundo. Recebeu, na edição passada, cerca de 1.800 produções de 51 países. Realizado sob responsabilidade da Secretaria da Ação Cultural da Prefeitura do Município de Piracicaba, contou com a participação de Millôr, Ziraldo, Zélio, Jaguar, Fortuna e Ciça em sua primeira mostra, em 74. A partir de 76, assumiu sua característica internacional, com a exposição do cartunista Francês Cloude Molliterni. Já no ano seguinte o Salão de Piracicaba foi preparado para receber trabalhos de diversos países, incluindo amostras dos cartunistas Sergio Aragonez, da revista MaD, Goefrey Dickson da revista inglesa Punch e Hermenegildo Sabat, do jornal argentino El Clarin.

Entre os brasileiros que já passaram pelo salão há nomes como Henfil, Luis Fernando Veríssimo, Paulo e Chico Caruso, Angeli, Laerte, Glauco, Edgar Vasques, Jaime Leão, Santiago, Fausto Longo, Erasmo e tantos outros talentos. Atualmente, o Salão Internacional do Humor de Piracicaba pode ser considerado um dos mais importantes encontros do humor gráfico do Brasil e do exterior.

38º Salão Internacional de Humor de Piracicaba

Inscrições: até 20 de julho de 2011

Endereços para envio de trabalhos:

Correio: 38º Salão Internacional de Humor de Piracicaba/Secretaria Municipal da Ação Cultural – Av. Maurice Allain, 454 – Caixa Postal 12 - CEP 13.405-123 - Piracicaba – SP Brasil

Endereços eletrônicos:
Categoria cartum: premiocartum@salaodehumor.piracicaba.sp.gov.br
Categoria charge: premiocharge@salaodehumor.piracicaba.sp.gov.br
Categoria caricatura: premiocaricatura@salaodehumor.piracicaba.sp.gov.br
Categoria tiras: premiotira@salaodehumor.piracicaba.sp.gov.br
Categoria vanguarda: premioalimentacao@salaodehumor.piracicaba.sp.gov.br


Leia mais...

PortoCartoon estará presente em 2011 em Piracicaba!

Enviado: sexta-feira, 10 de junho de 2011 | Postado por Salão de Humor de Piracicaba | 0 comentários
Repetindo a parceria de sucesso dos últimos anos, o PortoCartoon estará novamente na programação do 38º Salão Internacional de Humor de Piracicaba.

Grande Prêmio - Jerzy Gluskek - Polônia


Este ano, a exposição "Aviões e Máquinas Voadoras" realizada em 2010, na 12a edição do Salão de Porto, apresentará ao Brasil as obras premiadas e selecionadas.

Segundo Luís Humberto Marcos, diretor do Museu Nacional da Imprensa e do PortoCartoon, foram mais de 2000 trabalhos recebidos, de 600 cartunistas, 72 países. O mais interessante, segundo ele, foi a grande participação de mulheres na edição - 50 artistas,  em sua maioria iranianas - e também uma grande variedade de esculturas.  "O sonho de voar nunca foi tão banal. Tão reflexivo e hilariante, ao mesmo tempo. Voar com esta arte do Cartum é chegar, sempre, a bom Porto", disse Luis Humberto.
Leia mais...

6º Concurso Internacional de Humor para crianças e jovens

Enviado: | Postado por Salão de Humor de Piracicaba | 2 comentários
Não vamos reclamar. Vamos aproveitar e pintar! ( DON'T BE BITTER-LOOKING
AND LET'S ENJOY PAINTING)

6º Concurso Internacional de Humor de Cartum para Crianças e Jovens
Regras do concurso: 


Tema: Todo homem é o arquiteto de sua própria saúde Cartuns focados no estilo de vida saudável e prevenção da doença (esporte, alimentação saudável, endurecer ...)
Divisões Idade: A - 6 a 11 anos B - 12 a 17 anos Cada participante poderá enviar no máximo 3 ou caricaturas em preto e branco ou a cores, com ou sem texto. O tamanho do desenho animado não deve exceder A4.
Prazo: 
08 de outubro de 2011
Os participantes devem enviar junto aos trabalhos informações sobre o autor ,os pais ou responsáveis (nome, sobrenome, idade, endereço completo,  telefone e e-mail) .
Endereçoa) Por correio no endereço: hl DDM. m. Prahy, nám Karlínské. 7, 186 00 Praha 8 (com informações no verso) b) por e-mail no endereço:. netvarte@ddmpraha.cz (cada tamanho máximo de 150 kb, jpeg)
Desenhos sem essas informações não serão aceitos, bem como as obras que não são originais, feitos por crianças e jovens ou que são copiados de outro cartunista. Os participantes não receberão os seus trabalhos de volta.
Resultados e Prêmios O júri é constituído por representantes dos organizadores e parceiros. Ele irá avaliar todos os cartoons enviados e pronunciar um vencedor em cada categoria de idade. Os resultados serão anunciados na transmissão do hl DDM. m. Prahy, Karlínské Spektrum (www.ddmpraha.cz), nos sites da DTA (www.radiodomino.cz), o Cuk (http://www.ceska-karikatura.cz). Os vencedores serão informados pelo correio, telefone ou e-mail. Os prêmios serão concedidos em 22 de outubro de 2011 às 02:00, por ocasião da abertura da exposição dos melhores trabalhos no hl Karlínské DDM Spektrum. m.Prahy, Karlínské náměstí 7, Praha 8 - Karlín. Os prêmios não podem ser enviados pelo correio.
Os organizadores da competição: Karlínské Spektrum - Dum deti um hl.m.Prahy mládeže, www.ddmpraha.cz (A Casa de Infância e Juventude da capital Praga) Mons. Kateřina Klímková, tel. 222 333 835, email: klimkova@ddmpraha.cz karikaturistů unie Česká, http://www.ceska-karikatura.cz
 
(União dos Cartunistas Checa - CUK) Sr. Jaroslav Dostal, tel. 606 241 826, email: dostalj2@tiscali.cz 
Leia mais...

Ipem-SP orienta o consumidor com bom humor em Piracicaba

Enviado: | Postado por Salão de Humor de Piracicaba | 0 comentários
Como parte da programação do 38º Salão Internacional de Humor de Piracicaba, o Ipem-SP (Intituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo) apresenta a exposição  "Ipem-SP em tiras".  A exposição busca  com bom humor, orientar o consumidor sobre a quantidade e a qualidade dos produtos que adquire.  Para isso, usa tirinhas com situações do dia-a-dia das pessoas, transmitindo de maneira leve e divertida informações importantes que o auxilie a evitar comprar produtos inadequados e a fazer a melhor compra.
A idéia surgiu inicialmente como uma cartilha, lançada em homenagem ao Dia Internacional do Consumidor, tornando-se agora  exposição.



Os personagens Pesado e Medido, protagonistas das tirinhas,  foram criados por Pedro Luiz Montini (ou somente Montini, como assina as tiras), que trabalha com criação, desenho e texto há muito tempo. Ingressou no IPEM em 1982 como metrologista, e hoje trabalha na Assessoria de Comunicação do Ipem-SP - ACOM.
Leia mais...

Encerramento da "Oficina Humor na sala de aula"

Enviado: quinta-feira, 9 de junho de 2011 | Postado por Salão de Humor de Piracicaba | 0 comentários
Aconteceu neste último sábado, 04 de junho, o encerramento da Oficina Humor na Sala de Aula" ministrada por William Hussar e Elizângela Mathias (Belê), para professores da rede municipal e estadual de ensino. A oficina visou preparar os professores para orientar os alunos nas salas de aula que querem participar do 9º Salãozinho de Humor de Piracicaba, além de levar diversão, humor e arte às crianças.

Como parte da programação de encerramento, os professores participantes fizeram uma visita ao CEDHU - Piracicaba, onde viram a exposição com reprodução das obras de acervo dos 37 anos do Salão.

Confira as fotos da visita:







Leia mais...

1º Salão Internacional de Humor Contra o Racismo, do Brazilcartoon, presente no 38º Salão de Piracicaba

Enviado: quarta-feira, 8 de junho de 2011 | Postado por Salão de Humor de Piracicaba | 0 comentários
Está confirmado! O acervo da exposição "1º Salão Internacional de Humor Contra o Racismo", realizada  pelo Brazilcartoon no ano passado (de 28 a 30 de outubro de 2010) em Montes Claros, estará na programação oficial do 38º Salão Internacional de Humor de Piracicaba.

A programação com a data desta e outras atrações da edição de 2011 do Salão de Piracicaba serão divulgadas em breve.
Leia mais...

Shopping Esplanada apresenta exposição do acervo Meio Ambiente 2010 do Salão de Humor de Piracicaba

Enviado: quarta-feira, 1 de junho de 2011 | Postado por Salão de Humor de Piracicaba | 1 comentários

Exposição de obras selecionadas para a categoria meio ambiente da 37a edição do Salão Internacional de Humor de Piracicaba leva cartuns ao Esplanada Shopping

A reflexão sobre questões fundamentais como o meio ambiente através da forte linguagem do cartum. Esta é a proposta da exposição “Humor Verde”, uma exposição que o CEDHU leva ao Esplanada Shopping de 1 a 19 de junho peças premiadas do Salão de Humor de Piracicaba de 2010.
 A mostra, que faz parte das comemorações do Dia Mundial do Meio Ambiente (5 de junho), conta com cartuns criados por artistas gráficos de vários países, entre eles  Irã, Brasil, China, Peru, Bulgária, Espanha, Argentina, Montenegro, Indonésia e Macedônia.

Na exposição “Humor Verde”, os artistas gráficos traduziram de forma comovente o grito surdo da mãe natureza diante dos desastres das ações humanas através de 32 cartuns. Segundo Edu Grosso, Diretor Centro Nacional do Humor Gráfico de Piracicaba, o humor é uma ferramenta poderosa que propõe reflexão e beleza. “Quando se tem bom humor, a vida se reinventa. Diante do cinza da destruição é sempre possível vislumbrar um verde de esperança”, explica.

A exposição “Humor Verde” fica aberta ao público de 1 a 19 de junho no corredor da Triton do Esplanada Shopping.

 Serviço
Exposição “Humor Verde”
Data: de 1a 19 de junho, das 10h às 22h
Local: Esplanada Shopping – corredor Triton
Endereço: Avenida Izoraida Marques Peres, 401 – Altos do Campolim – Sorocaba
Informações: (15) 3219.9900
Informações: (15) 3219.9900 – www.esplanadashopping.com.br
Siga o Esplanada no Twitter: www.twitter.com/esplanadaweb.

Informações para a imprensa
Vergili Comunicação Integrada
Sandra Vergili – sandra@vergilicomunicacao.com.br
(15) 7811.3913 - ID 96*69889
www.vergilicomunicacao.com.br – (15) 3217.5470


Leia mais...