Saiu o regulamento para o 9º Salãozinho de Humor (2011)

Enviado: quinta-feira, 28 de abril de 2011 | Postado por Salão de Humor de Piracicaba | 1 comentários
Saiu o regulamento para o 9º Salãozinho de Humor de Piracicaba. Para baixar o regulamento, clique AQUI!
Leia mais...

1º Concurso Luso-Brasileiro de Cartum Universitário recebe inscrições até 15 de maio

Enviado: | Postado por Salão de Humor de Piracicaba | 1 comentários

1º Concurso Luso-Brasileiro de Cartum Universitário recebe inscrições até 15 de maio

Estão abertas até o dia 15 de maio as inscrições para o 1º Concurso Luso-Brasileiro de Cartum Universitário, iniciativa conjunta da Intercom e do Museu Nacional de Imprensa, de Portugal. O concurso visa fortalecer as relações universitárias entre Brasil, Portugal e demais países de língua portuguesa, através da linguagem universal do humor.

O concurso tem tema livre e é voltado a alunos de graduação e pós-graduação que poderão apresentar trabalhos nas seguintes categorias: charge, caricatura, tiras em quadrinhos e cartum, propriamente dito. O júri será composto por representantes das duas entidades organizadoras.

Serão atribuídos prêmios e destaques aos três melhores trabalhos de cada uma das categorias mencionadas, separadamente aos alunos de Graduação e de Pós-Graduação. A entrega dos prêmios será feita em cerimônia pública durante o Congresso Nacional da Intercom, que acontece de 2 a 6 de setembro em Recife (PE), onde será também realizada uma exposição destes trabalhos.

Para se inscrever, os interessados devem identificar as obras e enviá-las juntamente com a ficha de inscrição do autor, fornecida pela organização do Salão, e de um pequeno Curriculum Vitae atualizado, para o seguinte endereço: cartum.intercom@gmail.com . A ficha de inscrição está disponível no site www.intercom.org.br. Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.

Outras informações podem ser obtidas pelo email rmdcosta@uol.com.br .
Leia mais...

26a Edição da "Bienalle Internazionale dell'Umorismo nell'Arte" Itália

Enviado: terça-feira, 26 de abril de 2011 | Postado por Salão de Humor de Piracicaba | 0 comentários

De 21 de julho a 2 de outubro acontece na cidade de Tolentino-Itália, a 26a Bienalle Internazionale dell'Umorismo nell'Arte.

Para mais informações e acesso ao regulamento, acesse o site oficial do evento: http://www.biennaleumorismo.it/
Leia mais...

Mostra de caricaturas traz artistas da MPB antes do MP3

Enviado: | Postado por Salão de Humor de Piracicaba | 1 comentários

O Ponto de Cultura Garapa recebe dez trabalhos do cartunista Érico San Juan no dia 30 de abril, a partir das 20 horas



Num tempo em que nem se sonhava com milhares de músicas armazenadas em I-Pods, músicos e compositores da música brasileira faziam cabeças e corações, por meio do rádio, dos discos de vinil e dos CDs. Nomes como Benito di Paula, Roberto Carlos, Lobão e Ivete Sangalo recebem a homenagem bem-humorada do cartunista piracicabano Érico San Juan, na mostra “Caricaturas ao Vivo: A MPB antes do MP3”.

A exposição, com dez caricaturas impressas em banners de 60x80 cm, terá abertura no dia 30 de abril, às 20 horas, no Ponto de Cultura Garapa, em Piracicaba. O artista estará presente na abertura, fazendo caricaturas ao vivo do público.




MÚSICA E HUMOR- O gosto pela música brasileira, para o cartunista, começou com a audição dos discos de vinil da coleção dos pais. Às trilhas de novelas da TV Globo e coletâneas de artistas mais populares, somaram-se as músicas do pop-rock nacional dos anos 80. Na adolescência, veio o contato com a Bossa Nova e a MPB.

Em 1993, dois anos após do início da carreira de cartunista de San Juan, surgiu o primeiro personagem de quadrinhos do artista. Dito, o Bendito teve inspiração na atmosfera romantizada do sambista de morro carioca dos anos 30 e 40 do século passado.




CARICATURAS DA MPB - A partir dos anos 2000, veio o contato com os músicos Zé Rodrix e Guarabyra numa lista de discussão na internet. Esse contato gerou o convite do trio Sá, Rodrix e Guarabyra para a criação do projeto gráfico do CD de inéditas “Amanhã”, lançado em 2009. O CD incluiu no encarte uma caricatura do trio, feita por San Juan.

Outros compositores da MPB também mereceram caricaturas exclusivas do piracicabano.

Johnny Alf, o precursor da Bossa Nova, terá sua primeira biografia publicada pela Imprensa Oficial de São Paulo, dentro da Coleção Aplauso, pelo jornalista João Carlos Rodrigues, ainda em 2011, com caricatura do artista .

Noel Rosa será homenageado com o livro “Noel é 100!”, publicado pela Imprensa Oficial do Rio de Janeiro e o Instituto de Memória Musical de Niterói. A obra trará quarenta caricaturas selecionadas entre trabalhos do Brasil inteiro, entre as quais a de San Juan.

E a caricatura de Benito di Paula na exposição teve o aval do próprio homenageado. O compositor de “Charlie Brown” e “Assobiar e chupar cana” produzirá uma camiseta exclusiva com o desenho.




A MOSTRA – “Caricaturas ao vivo: A MPB antes do MP3” terá caricaturas feitas em computador, com cores chapadas e contrastes marcantes. Benito di Paula, Sandy e Junior, Roberto Carlos, Ivete Sangalo e Lobão estão entre os artistas homenageados nos desenhos. Diversas épocas da música brasiieira estão representadas pelos músicos e intérpretes. Alguns pelo gosto pessoal do caricaturista, outros pelo potencial de sátira que possuem.




O ARTISTA – Érico San Juan completa vinte anos como cartunista profissional em 2011. Colaborou para diversos jornais e revistas do interior e capital paulista: Jornal de Piracicaba, A Tribuna Piracicabana, revistas Monet (ed. Globo) e Mad (ed. Panini). Teve trabalhos selecionados nos salões de humor de Piracicaba, Paraguaçu Paulista e premiados em Santos. Caricaturista desde 1995, expôs trabalhos do gênero no Sindicato dos Bancários de Piracicaba em 2007 e no Sesc Piracicaba em 2011. É editor, redator e ilustrador do jornal de humor “Caricaras”, com seis edições desde 2008, lançadas no Rio de Janeiro, São Paulo, Campinas, Piracicaba e Votuporanga.




SERVIÇO - “Caricaturas ao vivo: A MPB antes do MP3” – Exposição de caricaturas de Érico San Juan – Local: Ponto de Cultura Garapa – 30 de abril de 2011 - 20h - Endereço: Rua D. Pedro II, 1313 – Piracicaba, SP – Fone: 3377.2001 – Presença do autor na noite de abertura, com criação de caricaturas ao vivo para os visitantes. Entrada gratuita.
Leia mais...

CEDHU participa da "Orientação Técnica para os professores de Arte das Escolas Estaduais de Piracicaba"

Enviado: terça-feira, 19 de abril de 2011 | Postado por Salão de Humor de Piracicaba | 0 comentários

A Oficina Pedagógica realizou uma Orientação Técnica para os professores de Arte das Escolas Estaduais de Piracicaba e Região que contou com uma palestra do PCOP de Arte Danny Anderson sobre os temas "História do Ensino da Arte no Brasil: Da História ao Agora" e "Leitura de Imagem: Uma Abordagem Triangular". O evento contou com a participação do artista gráfico William Hussar que proferiu a palestra "O Desenho de Humor e as Artes Gráficas".

Representando a Prefeitura Municipal de Piracicaba, o diretor do CEDHU, Eduardo Grosso, falou sobre a parceria entre a Diretoria de Ensino, Secretaria de Ação Cultural e Secretária Municipal de Educação na realização de um curso para professores da rede municipal de ensino e rede estadual sobre a contribuição do Salão Internacional de Humor de Piracicaba para a Proposta Curricular de São Paulo. A participação dos professores foi excelente, agradecemos a todos os participantes.


fonte: http://oficinapira.blogspot.com/
Leia mais...

Exposição "Batom, Lápis e TPM": sucesso total!

Enviado: quarta-feira, 13 de abril de 2011 | Postado por Salão de Humor de Piracicaba | 0 comentários

No último domingo, dia 10, encerramos no Teatro Municipal "Dr. Losso Netto" a exposição "Batom, Lápis e TPM". A exposição foi um sucesso, com público de mais de 1.800 pessoas em um mês!

Mas se você perdeu, não desanime, pois a exposição não para por aqui. Em breve teremos novidades!

Enquanto isso, você pode fazer uma visita virtual, clicando AQUI!
Leia mais...

Exposição "Um Rato no Salão" na Diretoria de Ensino - Piracicaba

Enviado: terça-feira, 12 de abril de 2011 | Postado por Salão de Humor de Piracicaba | 0 comentários

A Diretoria de Ensino de Piracicaba em parceria com o CEDHU (Centro Nacional de Documentação, Pesquisa e Divulgação do Humor Gráfico de Piracicaba) e Secretaria de Ação Cultura de Piracicaba promove a exposição Um Rato no Salão do artista piracicabano Willian Hussar. A mostra faz parte das atividades desenvolvidas para preparação das escolas públicas da região para o 38º Salão Internacional de Humor de Piracicaba que acontecerá de 27 de agosto e 16 de outubro de 2011. A programação contará ainda com uma palestra do artista Willian Hussar proferida para professores de Arte das escolas públicas estaduais no dia 14/04 que se realizará nas dependências da diretoria de ensino . Como parte da programação no dia 30/04 iniciarão as aulas da segunda edição do curso “Cultura , linguagem e ensino: A contribuição do Salão Internacional do Humor de Piracicaba para a proposta Curricular de São Paulo”. Além das parcerias citadas o curso contará com a colaboração da Secretaria Municipal de Educação.

na foto: Prof. Oldack Chaves (Dirigente Regional de Ensino) a esquerda com o artista Willian Hussar.

fonte: http://oficinapira.blogspot.com/
Leia mais...

Inscrições pra o Curso Desenho de Humor (30 horas)

Enviado: | Postado por Salão de Humor de Piracicaba | 0 comentários
A Diretoria de Ensino de Piracicaba em parceria com o Centro Nacional do Humor Gráfico de Piracicaba, Secretaria de Ação Cultural de Piracicaba e Secretaria de Educação de Piracicaba oferece o Curso: “CULTURA, LINGUAGEM E ENSINO: A CONTRIBUIÇÃO DO SALÃO INTERNACIONAL DE HUMOR DE PIRACICABA PARA A PROPOSTA CURRICULAR DE SÃO PAULO”. O curso destina-se a professores do Ensino Fundamental do Ciclo I e Ensino Fundamental do Ciclo II das disciplinas de Arte, História, Geografia, Língua Portuguesa e Professores Coordenadores, e tem por objetivo subsidiar os professores da rede pública de Piracicaba na utilização da linguagem do humor gráfico em sala de aula.

Curso de 30 horas (certificação CENP)
Período de Inscrição: 28/03/2011 a 15/04/2011.
Período do curso: 30/04/2011 a 04/06/2011 (sábados).
Hórário do curso: 8h00 as 12h00
Local: à definir

Mais informações na Oficina Pedagógica com o PCOP Danny ou no site da Diretoria de Ensino de Piracicaba através do link REDES (rede 177)


fonte: http://oficinapira.blogspot.com/
Leia mais...

JIC Mendes - um pioneiro do humor gráfico em Piracicaba

Enviado: segunda-feira, 11 de abril de 2011 | Postado por Salão de Humor de Piracicaba | 1 comentários
PRESIDENTE DO SALÃO DE HUMOR CONVIDA UM DOS PIONEIROS
DO HUMOR GRÁFICO DE PIRACICABA PARA SUA PRIMEIRA EXPOSIÇÃO DE CARTUNS


No último sábado, 9/4, o presidente do 38º Salão Internacional de Humor de Piracicaba, prof. Adolpho Queiroz; acompanhado pelo representante da Secretaria de Ação Cultural, José de Arimateia Junior e pelo sobrinho do homenageado, José Flávio Coelho Mendes; estiveram em Itu/SP, para oficializar o convite a José Inácio Coelho Mendes para a inauguração de sua mostra paralela ao 38º Salão. JIC Mendes, como assinava seus cartuns e caricaturas nos anos de 1947 e 1948 no jornal “A Noite” em São Paulo, ficou extremamente feliz com a lembrança e confirmou presença. Esta será sua primeira exposição como artista em Piracicaba, já que ao longo de 85 anos de vida, suas intervenções na cidade sempre foram no campo da engenharia civil.
São dele e de sua construtora, por exemplo, as construções de alguns barracões da Dedini, das instalações Codistil na estrada para rio Claro e da Escola de Engenharia de Piracicaba, na avenida Monsenhor Martinho Salgot.
Nascido em Piracicaba e criado na rua Moraes Barros, entre a Alferes J.Caetano e a rua do Rosário, onde viviam seus pais e tios, José Inácio fez os estudos iniciais no Externato São José (na rua Alferes, onde hoje se localiza a Faculdade de Odontologia); o primário no “Moraes Barros” e o antigo científico no “Sud Mennucci”. Chegou a cursar um ano como aluno na ESALQ, mas a paixão pelo desenho o levou a Engenharia civil na Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, onde se formou em 1949.
Casou-se em 1950, tem seis filhos, 13 netos e 5 bisnetos. Um dos seus netos, José Inácio Coelho Mendes Neto foi o responsável pela coleta dos desenhos publicados no jornal “A Noite”, de são Paulo, no final dos anos 40, que resultaram na exposição que será apresentada em Piracicaba. Durante meses ele freqüentou o Arquivo Público do Estado de São Paulo e lá conseguiu cerca de 50 cópias, que depois legendou e apresentou como surpresa de presente ao avô. Alguns originais ainda estão preservados na coleção de JIC Mendes.
Como estudante, e vivendo da pequena mesada que o pai lhe enviava de Piracicaba, ele um dia resolveu apresentar-se ao jornal, na expectativa de que pudesse arrumar alguma colocação. Mostrando-se hábil nos cartuns e caricaturas e inspirando-se em Belmonte, que publicava na Folha da Tarde/Folha da Noite, JIC Mendes retratou a São Paulo do final dos anos 40, o país e o mundo na coleção que será exibida em Piracicaba.
Ele confirmou sua vinda a Piracicaba para o dia 26 de agosto, uma sexta feira, quando abre oficialmente sua exposição às 16 hs. na sede da nova biblioteca municipal “Prefeito Ricardo Ferraz de Arruda” e fica na cidade até o sábado para prestigiar a abertura oficial do 38º Salão Internacional de Humor.
Leia mais...

Exposição no Esplanada Shopping traz os principais cartunistas brasileiros

Enviado: quinta-feira, 7 de abril de 2011 | Postado por Salão de Humor de Piracicaba | 0 comentários

Exposição no Esplanada Shopping traz os principais cartunistas brasileiros

Os principais nomes do cartunismo brasileiro estão na exposição “Grandes Mestres do Humor”, que o Esplanada Shopping apresenta de 4 a 24 de abril. A mostra traz reproduções fotográficas de importantes personalidades do humor gráfico que passaram pelo Salão Internacional de Humor de Piracicaba.


Ao todo, são treze cartunistas que retratam o cotidiano brasileiro: Sergio Aragonés, Luíis Fernando Veríssimo, Ziraldo, Edgar Vasques, Jaguar, Zélio, Sabat, Alcy, Paulo Caruso, Fortuna, Henfil, Borjalo, Millôr. Alguns destes nomes trabalharam na organização do Salão ou fizeram parte de comissões de seleção e premiação. Outros foram premiados e tiveram suas carreiras reconhecidas e valorizadas. Todos eles, de forma apaixonada, ajudaram a transformar Piracicaba num importante espaço do humor gráfico.
Junto com as fotos de cartunistas, a exposição traz ainda um breve histórico de cada um, traçando um perfil e sua trajetória dentro do humor brasileiro. A mostra está aberta ao público diariamente, sempre das 10h às 22h no corredor da M. Officer.

Salão Internacional de Humor de Piracicaba

O Salão Internacional de Humor de Piracicaba, organizado pela Secretaria da Ação Cultural da Prefeitura de Piracicaba, nasceu em 1974, quando ainda vivíamos sob a ditadura militar. Conhecidos cartunistas brasileiros contribuíram na transformação do Salão de Piracicaba num dos mais importantes encontros do humor gráfico mundial.

Ziraldo, Fortuna, Millôr, Zélio, Henfil, Jaguar, Luís Fernando Veríssimo, Paulo e Chico Caruso, Angeli, Laerte, Glauco, Edgar Vasques, Jaime Leão, Jal e Gual são cartunistas que já participaram do Salão.

Promissor em revelar e projetar talentos, o Salão de Piracicaba recebe trabalhos nas categorias: cartum (humor gráfico com temas universais e atemporais), charge (humor gráfico com temas da atualidade), caricatura (humor gráfico que exagera os traços físicos e psicológicos de personalidade conhecida) e tiras (arte gráfica em sequência com um enredo).

Próximo dos 40 anos, possui um rico acervo, com valor histórico inestimável, retratando as diversas transformações sociais, econômicas, políticas e culturais do mundo

Serviço:
Exposição “Grandes Mestres do Humor”,
Local: Esplanada Shopping – Corredor M. Officer
Data: de 4 a 24 de abril
Horário: Diariamente das 10h às 22h
Informações: (15) 3219.9900 – www.esplanadashopping.com.br
Siga o Esplanada no Twitter: www.twitter.com/esplanadaweb.
Leia mais...

Convite - Exposição "Desenhos do Acervo do Salão de Humor de Piracicaba - anos 80"

Enviado: sexta-feira, 1 de abril de 2011 | Postado por Salão de Humor de Piracicaba | 1 comentários
Leia mais...