Saino a Percurá - Ôtra Vez (Lelis)

Enviado: quinta-feira, 8 de setembro de 2011 | Postado por Salão de Humor de Piracicaba |


Saino a Percurá - Ôtra Vez reúne as histórias em quadrinhos realizadas por Lelis ao longo dos últimos 15 anos. Além das três HQs anteriormente publicadas na primeira edição do livro, esta (com o dobro de páginas de HQs) traz mais dez outras histórias: algumas inéditas, outras publicadas em coletâneas independentes nacionais (Ragu e Graffiti 76% Quadrinhos), estrangeiras (The Anthology Project, vol. 2, 2011), e duas que foram vencedoras do Salão Internacional de Humor de Piracicaba (edições de 1997 e 1998).


O Autor
Marcelo Lelis nasceu em Montes Claros, norte de Minas Gerais. Quando criança, adorava desenhar caubóis e jogadores de futebol. Depois que cresceu foi trabalhar em jornais de sua cidade como chargista e ilustrador.  Em 1992 mudou-se para Belo Horizonte para trabalhar no jornal Estado de Minas. Depois de 5 anos transferiu-se para o jornal Folha de S.Paulo onde ficou por 6 anos. Recentemente o Estado de Minas o convidou para voltar a ilustrar suas páginas e está lá desde 2006. Entre um jornal e outro, ganhou os principais prêmios nos maiores salões de humor do Brasil e ilustrou mais de 60 livros. Além de Saino a Percurá, escreveu e desenhou o livro Cidades do Ouro. Em maio de 2009 foi lançado na França, Last Bullets, seu primeiro álbum de quadrinhos no exterior, em parceria com o roteirista francês Antoine Ozanam. Recentemente participou do The Anthology Project, um álbum de histórias em quadrinhos com autores canadenses, franceses e norte-americanos e acabou de fazer uma adaptação de Clara dos Anjos, de Lima Barreto, em parceria com o roteirista Wander Antunes. Atualmente trabalha na HQ Gueules Noires, para a editora franco-belga Casterman.

Sobre o Autor
Não me lembro bem quando foi a primeira vez que eu topei com um trabalho do Lelis, mas lembro bem minha impressão: um misto de estranheza, alegria e aparvalhamento. Estranheza porque o trabalho dele é inusitado, diferente, com um traço que só ele sabe fazer. Alegria justamente por causa da estranheza. Num mundo de repetições e pasteurização, encontrar um Lelis pela frente alegra o espírito e dá vontade de inovar. E por fim, aparvalhamento, agora neste álbum temos um bocado dos arabescos do Lelis para saborear. Ainda mais, em histórias longas que com certeza irão prolongar as sensações de alegria, estranheza e, é claro... aparvalhamento.
Fernando Gonsales

Lelis possui um traço original e singular, marca dos grandes desenhistas. Suas histórias, abordando temas e dilemas enraizados nas cidades, são universais e destilam um humor fino. Com este livro, Lelis parece querer contribuir para romper esta parede de vidro que se criou entre a arte e a realidade social.
Roberto Ribeiro - Rio Comicon

Onde foi que o Lelis aprendeu a desenhar? Quem foi seu professor? Quantos museus o Lelis visitou na vida? Como foi que ele conseguiu dominar, como um mestre, a mais difícil técnica de pintura do mundo, que é a aquarela?
Acho que fui jurado no primeiro salão em que o Lelis foi premiado. Foi uma surpresa muito grande. Uma descoberta! “Quem é esse cara?” – perguntamos todos. É isso: eles chegam prontos, eis o mistério da fé no Brasil.
Ziraldo

SAINO A PERCURÁ - Ôtra Vez
Lelis
Zarabatana Books
ISBN 978-85-60090-35-8
21 x 28 cm - 96 páginas - Papel Couchê 150 g/m2 - Colorido - Shrink Individual
Preço: R$ 56,00
Já disponível.


0 comentários: