Alunos da rede em Piracicaba são premiados no Salãozinho do Humor

Enviado: quarta-feira, 14 de setembro de 2011 | Postado por Salão de Humor de Piracicaba |
Sete estudantes venceram a nona edição do evento com desenhos, charges e quadrinhos bem-humorados



Sete estudantes da rede estadual de ensino de Piracicaba foram premiados na nona edição do Salãozinho do Humor. Os trabalhos desenvolvidos pelos alunos são charges, quadrinhos, desenhos de humor, entre outras expressões artísticas que retratam cenas engraçadas com personagens fictícios e personalidades da mídia.


O evento, promovido pela Secretaria Municipal da Ação Cultural por meio do Centro Nacional do Humor Gráfico de Piracicaba (CEDHU), premiou primeiro, segundo e terceiro lugares em duas categorias divididas por idade, de 7 a 10 anos e de 11 a 14 anos. Além disso, concedeu três menções honrosas a participantes das duas categorias.


trabalho de João Vitor
O aluno João Vitor da Silva Tavares, 9 anos, da Escola Estadual Professor Augusto Saes, ganhou o segundo lugar da categoria de 7 a 10 anos com uma sátira que mistura aviação e a data primeiro de abril, o dia da mentira. 






Ana Clara
Anna Clara de Souza, 10 anos, da Escola Estadual Professor Alcides Guidetti Zagatto, ficou em terceiro. Conquistaram menções honrosas nesta categoria, João Pedro Silva Roccia, 7 anos, da Escola Estadual Professor Augusto Saes e Ana Clara Pavam, 9 anos, da Escola Estadual Professor José Romão.










Davi Veroneze
Já na categoria de 11 a 14 anos, Estefane Goulart Alves, 13 anos, da Escola Estadual Professora Maria de Lourdes S. Cosentino, recebeu uma menção especial e Luan Cristiano Aversa, 14 anos, da Escola Estadual Professora Olívia Bianco, em terceiro. Aline da Silva Castro, 13 anos, da Escola Estadual Professor José Romão recebeu uma das menções honrosas na categoria.


Estefane, que participou pela primeira vez do concurso, fez uma caricatura de Elvis Presley. “Adoro desenhar e minha professora de artes me incentivou. O Salãozinho estimula os alunos a trabalhar com arte, acho muito legal”, afirma a estudante.


Luan, que deseja participar do Salão de Humor, venceu com uma tira sobre duas bexigas. “Eu me sinto estimulado. O humor é uma das melhores formas de interpretar a sociedade de maneira criativa”, conta o estudante que entrou no concurso por causa de um amigo da escola, Igor Bragai, que já participava do evento.


“Há trabalhos que se destacam e já apontam para um amadurecimento artístico, o que revela que alguns participantes têm futuro nas artes gráficas e vão poder pleitear a participação em grandes salões”, declara o diretor do CEDHU, Eduardo Grosso. Ele cita como exemplo o jovem Igor Bragai, de 14 anos, estudante da Escola Estadual Professora Olívia Bianco, que expôs durante alguns anos no salãozinho e, em 2011, já teve um trabalho selecionado para o 38° Salão Internacional de Humor de Piracicaba.


Premiação e Exposição dos trabalhos


A data da cerimônia de premiação do 9° Salãozinho de Humor de Piracicaba ainda não está definida. A previsão é que ela aconteça até o fim de outubro. Os ganhadores receberão um troféu pela participação no evento. A seleção dos premiados foi realizada no início deste mês, no CEDHU. O júri da premiação foi composto por três artistas plásticos conhecidos na cidade: Marilu Trevisan, Amaury Ribeiro e Danilo de Angeli.


Os trabalhos vencedores e outros selecionados do evento estão em exposição no Parque do Engenho Central, localizado na avenida Dr. Maurice Allain, 454, Vila Resende, no município. A visitação é gratuita e está aberta até o dia 16 de outubro, de terça a quinta, das 14h às 18h. Sexta, sábados, domingos e feriados, das 10h às 21h.


Somente em 2011, a comissão organizadora recebeu um total de 1.800 trabalhos. Foram selecionados 133 na categoria 7 a 10 anos, sendo 32 piracicabanos. Já na categoria 11 a 14 anos, o júri escolheu para compor a mostra 119 trabalhos, com 19 piracicabanos selecionados. Além de Piracicaba, foram escolhidos para o salãozinho trabalhos de jovens artistas das cidades de São Pedro, Rio Claro, Americana, Atibaia, todas em São Paulo e de Garopaba, em Santa Catarina.


Trabalho paralelo


A organização do evento realizou um trabalho nas escolas da região para incentivar a participação das crianças e adolescentes no salãozinho. A ação incluiu oficinas com os professores da rede pública municipal e estadual e da particular, com a intenção de mostrar as possibilidades que pode ser exploradas por meio da linguagem do desenho gráfico. Os docentes também foram orientados a auxiliar os alunos na produção dos trabalhos.


O 9° Salãozinho de Humor é uma mostra paralela ao 38º Salão Internacional de Humor, realizado no fim de agosto no Engenho Central, em Piracicaba. Esse evento é considerado um dos mais tradicionais do mundo e recebeu, na edição atual, cerca de 4 mil produções de 64 países.

fonte: http://www.educacao.sp.gov.br/noticias/alunos-da-rede-em-piracicaba-sao-premiados-no-salaozinho-do-humor

2 comentários:

  1. Instituto de Arte e Cultura Garatuja disse...
  2. Oi pessoal do texto. Houve um pequeno engano. A caricatura do Tiririca que aparece nessa matéria é do Davi Veroneze, de Atibaia, e não de Estefane Goulart. Ele ganhou Menção Honrosa na categoria 11 a 14 anos.

  3. Salão de Humor de Piracicaba disse...
  4. Olá, Instituto Garatuja. Obrigado pela correção, que já foi efetuada.

    Abraços!