Mostra Meio Ambiente/2010 do Salão de Humor de Piracicaba no PortoCartoon 2011

Enviado: segunda-feira, 18 de julho de 2011 | Postado por Salão de Humor de Piracicaba |
A Mostra "Meio Ambiente/2010"do Salão Internacional de Humor de Piracicaba está presente no PortoCartoon/2011, realizado na cidade de Porto - Portugal. 


A mostra reúne os trabalhos selecionados para a categoria Vanguarda, realizada na 37º edição do Salão de Piracicaba, cujo tema era "meio ambiente". 


PortoCartoon 2011


A 13ª edição do PortoCartoon-World Festival abriu oficialmente a 23 de Junho no Museu Nacional da Imprensa. A sessão inaugural contou com a presença dos premiados que receberam os respectivos prémios e troféus, desenhados por Siza Vieira.
Na altura foi aberta ao público a exposição que reúne mais de 400 cartoons vindos de todo o mundo. Distribuídos por 800m2, entre a Galeria Internacional do Cartoon e a Galeria de Exposições Temporárias, poderão ser vistos os melhores trabalhos selecionados pelo Júri internacional, presidido por George Wolinski, o cartunista com mais livros de humor publicados em França.
O cartunista polaco Zygmunt Zaradkiewicz foi o vencedor do Grande Prêmio. O 2º Prêmio recaiu num desenho de Plantu, artista de fama mundial que é presença quase diária na 1ª página do jornal Le Monde; e o 3º Prêmio foi atribuído pela primeira vez a uma escultura, do autor português, Fernando Saraiva.
A elevada qualidade dos trabalhos levou o júri internacional do concurso a atribuir ainda 19 menções honrosas a artistas diferentes países, entre os quais a Bélgica, Brasil, Espanha, Finlândia, França, Holanda, Irão, México, Polónia, Portugal, Roménia, Rússia e Turquia.
O tema deste ano – Comunicação e Tecnologias – permitiu a mais larga participação de sempre, com mais de 2.200 trabalhos, de 620 artistas, de 80 países. Neste concurso, o Irã superou todos os outros países, em trabalhos e participantes, logo seguido do Brasil, Romênia, Turquia, Portugal e Itália. O XIII PortoCartoon pode ser visto até 31 de Dezembro, no horário habitual do Museu: todos os dias, incluindo domingos e feriados, das 15h às 20h.
Além desta exposição central, muitas outras iniciativas (indicadas a seguir) espalham o humor pela cidade, reforçando uma vez mais o Porto como 'Capital do Cartoon'.






0 comentários: