Exposição no Esplanada Shopping traz os principais cartunistas brasileiros

Enviado: quinta-feira, 7 de abril de 2011 | Postado por Salão de Humor de Piracicaba |

Exposição no Esplanada Shopping traz os principais cartunistas brasileiros

Os principais nomes do cartunismo brasileiro estão na exposição “Grandes Mestres do Humor”, que o Esplanada Shopping apresenta de 4 a 24 de abril. A mostra traz reproduções fotográficas de importantes personalidades do humor gráfico que passaram pelo Salão Internacional de Humor de Piracicaba.


Ao todo, são treze cartunistas que retratam o cotidiano brasileiro: Sergio Aragonés, Luíis Fernando Veríssimo, Ziraldo, Edgar Vasques, Jaguar, Zélio, Sabat, Alcy, Paulo Caruso, Fortuna, Henfil, Borjalo, Millôr. Alguns destes nomes trabalharam na organização do Salão ou fizeram parte de comissões de seleção e premiação. Outros foram premiados e tiveram suas carreiras reconhecidas e valorizadas. Todos eles, de forma apaixonada, ajudaram a transformar Piracicaba num importante espaço do humor gráfico.
Junto com as fotos de cartunistas, a exposição traz ainda um breve histórico de cada um, traçando um perfil e sua trajetória dentro do humor brasileiro. A mostra está aberta ao público diariamente, sempre das 10h às 22h no corredor da M. Officer.

Salão Internacional de Humor de Piracicaba

O Salão Internacional de Humor de Piracicaba, organizado pela Secretaria da Ação Cultural da Prefeitura de Piracicaba, nasceu em 1974, quando ainda vivíamos sob a ditadura militar. Conhecidos cartunistas brasileiros contribuíram na transformação do Salão de Piracicaba num dos mais importantes encontros do humor gráfico mundial.

Ziraldo, Fortuna, Millôr, Zélio, Henfil, Jaguar, Luís Fernando Veríssimo, Paulo e Chico Caruso, Angeli, Laerte, Glauco, Edgar Vasques, Jaime Leão, Jal e Gual são cartunistas que já participaram do Salão.

Promissor em revelar e projetar talentos, o Salão de Piracicaba recebe trabalhos nas categorias: cartum (humor gráfico com temas universais e atemporais), charge (humor gráfico com temas da atualidade), caricatura (humor gráfico que exagera os traços físicos e psicológicos de personalidade conhecida) e tiras (arte gráfica em sequência com um enredo).

Próximo dos 40 anos, possui um rico acervo, com valor histórico inestimável, retratando as diversas transformações sociais, econômicas, políticas e culturais do mundo

Serviço:
Exposição “Grandes Mestres do Humor”,
Local: Esplanada Shopping – Corredor M. Officer
Data: de 4 a 24 de abril
Horário: Diariamente das 10h às 22h
Informações: (15) 3219.9900 – www.esplanadashopping.com.br
Siga o Esplanada no Twitter: www.twitter.com/esplanadaweb.

0 comentários: