EXPOSIÇÃO NO CEDHU - Acervo dos premiados e cartazes do Salão Internacional de Humor de Piracicaba

Enviado: sexta-feira, 19 de novembro de 2010 | Postado por Salão de Humor de Piracicaba |



O Centro Nacional do Humor Gráfico de Piracicaba da Secretaria de Ação Cultura da Prefeitura de Piracicaba apresenta uma exposição com desenhos premiados do Acervo e os cartazes oficiais dos 37 anos de Salão Internacional de Humor de Piracicaba.

Os desenhos estão organizados de forma a facilitar aos visitantes a possibilidade de entendimento das características de cada categoria do desenho humor: caricaturas, charges, cartuns e tiras; exploradas anualmente no Salão de Piracicaba. São obras de anos variados, numa abrangente viagem através do importante acervo público do Salão de Piracicaba.

No mesmo espaço, apresentamos o conjunto de cartazes promocionais do Salão de Piracicaba produzidos por artistas gráficos brasileiros – a grande maioria cartunistas. Ao longo da realização do Salão, nomes da importância de Ziraldo, Zélio, Angeli, Millôr Fernandes, Laerte, Edgar Vasques, Glauco, Chico e Paulo Caruso, Nássara, Miguel Paiva; contribuíram na divulgação do evento com o seu talento. Algumas dessas peças, como o cartaz de Glauco Vilas Boas (1957/2010) criador do Geraldão, Dona Marta, Casal Neuras...; além da beleza plástica traz o retrato histórico do momento que vivíamos: a abertura política.

Um signo marcante que remete ao bobo da corte, a irreverência e a força do riso a figura do palhaço aparece em vários cartazes explorada por diferentes artistas.

De modo geral a mostra é uma boa oportunidade para conhecer de maneira global os conteúdos e a história de um dos maiores eventos do humor gráfico do mundo.
Local: CEDHU Piracicaba/Parque do Engenho Central

Visitas: segunda a sexta - das 10h às 17h. Sábados, domingos e feriados – das 10 h às 17h.

Informações: 0xx 19 3403 2620 – 3403 2615 – 3403 2621 . Entrada gratuita.

5 comentários:

  1. Mello disse...
  2. Olá!Só como sugestão:algum dia esta exposição poderia se tornar itinerante e chegar até outros estados e cidades do Brasil,criando assim a oportunidade de outros conhecerem este magnífico acervo!
    Um abraço.

  3. Salão de Humor de Piracicaba disse...
  4. Olá, Mello! Ótima idéia.
    Atualmente emprestamos algumas reproduções de obras de acervo para exposições em empresas, escolas e outros espaços tanto aqui em Piracicaba, como em outras cidades da região, outros estados e até na cidade de Porto - Portugal, no festival Portocartoon.
    Abraço grande!

  5. Mello disse...
  6. Que bom! Parabéns por esta bela iniciativa!

    Uma dúvida: os catálogos do 36° Salão de Piracicaba serão enviados ainda este ano?

    Outro abraço.

  7. Salão de Humor de Piracicaba disse...
  8. Oi, Mello!
    Já foram enviados via Correios. Logo chegarão ao destino!

  9. Emma disse...
  10. Hello,
    I wanted just to ask you, will the participants (like me^^) in the exhibition this year would receiv a catalog of it?

    Regards from France:)