O Salão de Humor de Piracicaba para o cartunista Spacca

Enviado: sexta-feira, 25 de junho de 2010 | Postado por Salão de Humor de Piracicaba |


O paulistano João Spacca de Oliveira é ilustrador e cartunista, nasceu na região de Tatuapé, em São Paulo, em 1964. Começou em publicidade, trabalhou com animação e foi chargista político da Folha de São Paulo de 1985 a 1995. Publicou quadrinhos nas revistas Níquel Náusea e Front. Ilustrou diversos livros infantis (Melhoramentos, Editora Globo, Editora Global, Companhia das Letras) e lançou em 2006 o livro "Santô e os Pais da Aviação - a jornada de Santos Dumont e de outros homens que queriam voar", pela Companhia das Letras. É sócio do cartunista Custódio na empresa Fun For Business, que realiza trabalhos de ilustração e cartum na área empresarial. Em sua trajetória profissional, trabalhou com publicidade, animação, jornalismo, quadrinhos, livro didático, livro infantil, jornal de empresa, treinamento e motivação, criação de personagens.

O que é o Salão Internacional de Humor para Spacca

Eu tinha doze anos quando li sobre o Salão de Humor de Piracicaba em 1976, numa revista MAD, quando veio para o Brasil o cartunista mexicano Aragonés.
Fiquei maluco, queria participar daquela festa, conhecer os chargistas de perto.
No ano seguinte mandei um trabalho - bastante ingênuo - e fui a Piracicaba com meu pai.
Meu trabalho não foi selecionado, mas eu via lá os cartunistas e chargistas políticos da época: Jota, Angeli, Fortuna.
Desde então, procurei melhorar meu trabalho até conseguir ser exposto. Para concorrer ao prêmio, precisava ainda comer muito arroz e feijão...
A premiação no concurso da Folha em 1985 veio antes. Fui chargista político durante oito anos, e de vez em quando mandava desenhos para Piracicaba.
Em 2005 ganhei o prêmio de Charge do Salão. Ô prêmio difíce! Mas justamente por ter demorado foi mais gostoso.
Em 2008, Piracicaba abrigou uma exposição com originais do meu livro em HQ "D.João Carioca", na Casa do Povoador.
Este ano, 2010, Piracicaba me convida para fazer este painel em comemoração ao "padre voador" Bartolomeu de Gusmão, para ser exposto aqui e também no PortoCartoon, em Portugal, que realizei em forma de "banda desenhada" (que é como os lusos chamam a nossa história em quadrinhos).
O Salão de Humor de Piracicaba marcou vários momentos da minha carreira e sou muito grato a todas as pessoas que fizeram o salão acontecer por todos estes anos.


Spacca participará do 37° Salão Internacional de Humor de Piracicaba com a exposição paralela – HQ Gigante “Bartholomeu Lourenço de Gusmão”
de 28 de agosto a 17 de outubro, em local a definir.

0 comentários: